20210628 - Upgrade of php fixed the page rendering issue.

Welcome to the Slackware Documentation Project

KDE

K Desktop Environment Software Compilation (KDE SC) é um ambiente de área de trabalho que fornece ao usuário uma experiência gráfica completa e inclui um grande número de aplicativos, desde navegador a software de edição de fotos. O KDE é baseado no Qt toolkit.

Introdução

Instalação

Nova instalação

O KDE está incluído nas mídias oficiais de instalação do Slackware e é o ambiente padrão se você realizar uma instalação completa.

Durante o processo instalação, certifique-se de selecionar a série de pacotes KDE (e KDEI para suporte a idiomas internacionais, se necessário).

Adicionando o KDE a uma instalação existente

Se o KDE não foi selecionado durante o processo de instalação, ele pode ser instalado mais tarde usando o programa slackpkg da seguinte forma:

 darkstar~# slackpkg install kde

Todos os pacotes no ramo KDE serão selecionados para instalação. Você pode desmarcar pacotes individuais que deseja pular durante a instalação, antes de pressionar ENTER para iniciar a instalação de fato.

Pacotes personbalizados

Se você deseja usar uma versão mais recente do KDE do que o branch estável ou current, você pode usar alguns pacotes mais atualizados. O diretório ktown de AlienBob fornece a coleção de software mais recente e as etapas necessárias para realizar a instalação. Lembre-se de que esses pacotes não são oficialmente suportados pelo Slackware.

Configuração

Unificação de visual

Os aplicativos que não são do KDE serão revertidos para a aparência e comportamento GTK genérico e não terão o mesmo estilo visual dos pacotes do KDE.
Como uma solução alternativa, existem alguns pacotes que estão disponíveis para ajudar a unificar a aparência e comportamento entre os aplicativos KDE e não KDE:

kde44-oxygen-molecule

Pode ser instalado a partir do Slackbuild. Após a instalação, vá para Configurações do sistema → Aparência do aplicativo → Cores e selecione oxygen-molecule_3.
Para fazer aplicativos não-KDE lerem esta configuração, crie um novo arquivo chamado .gtkrc-2.0 em seu diretório inicial e preencha-o com:

include "/usr/local/share/themes/kde44-oxygen-molecule/gtk-2.0/gtkrc"
style "user-font"
{
}
widget_class "*" style "user-font"
gtk-theme-name="kde44-oxygen-molecule"
gtk-font-name="fontname fontsize"   //  (por exemplo: "Sans 10")

Às vezes, o mesmo arquivo precisa ser nomeado “.gtkrc-2.0-kde4”, portanto, é uma boa prática ter os dois arquivos:

 darkstar ~ # ln -s .gtkrc-2.0 .gtkrc-2.0-kde4

Configuração de teclado

Se desejar configurar seu teclado, por favor olhe a página configuração do teclado no KDE.

Troubleshooting

Apresentando o KDE4 para iniciantes e explicando todas as peculiaridades que você precisa entender para poder usá-lo na produção. O artigo é baseado em um sistema Slackware 13.37 padrão, então tudo funciona como está. Este é um artigo de seis páginas de Kiki Novak, escrito em francês e publicado na revista impressa francesa Planète Linux (66ª edição, setembro-outubro de 2011). Nota importante do autor: Detenho os direitos deste artigo, por isso decidi criar um link para ele aqui. Sinta-se à vontade para canibalizá-lo como desejar: pegue pedaços dele, inclua-o parcialmente ou como um todo no wiki, traduza-o, etc. Para tornar a tarefa mais fácil para você, aqui está um link para um arquivo compactado em formato ZIP contendo todos os arquivos individuais usados na produção do artigo, como o texto original em formato ODT, e uma dezena de capturas de tela em formato PNG. Aproveite; o)


Em outras línguas
Traduções desta página?:
QR Code
QR Code pt-br:slackware:kde (generated for current page)