20210628 - Upgrade of php fixed the page rendering issue.

Welcome to the Slackware Documentation Project

slackpkg

Slackpkg é uma ferramenta automatizada para gerenciar pacotes locais e instalar novos pacotes em uma rede. Hoje em dia o slackpkg vem como parte do Slackware, mas se você não o tiver instalado, a última versão pode ser baixada em slackpkg.org e instalada com installpkg.

Configurando

Antes que o slackpkg possa ser usado, ele precisa ter uma lista atual de pacotes e suas versões e que pode ser baixada automaticamente pela própria ferramenta assim que um mirror for selecionado. Para selecionar um mirror, apenas descomente um único URL no arquivo /etc/slackpkg/mirrors. Observe que os links são classificados por versões de lançamento do Slackware, portanto, certifique-se de que o link selecionado esteja na mesma versão em que você está interessado. É recomendado, embora não obrigatório, que você use o mirror mirrors.slackware.com, já que aquele irá redirecioná-lo automaticamente para o espelho mais próximo geograficamente.

Então, execute:

darkstar~# slackpkg update gpg

A próxima etapa seria atualizar a lista de pacotes com:

darkstar~# slackpkg update

Se não houver nenhuma alteração na lista, você será solicitado com:

No changes in ChangeLog.txt between your last update and now.
Do you really want to download all other files (y/N)?

Caso contrário, o slackpkg baixará e instalará as informações do pacote atual e usará essa lista.

Blacklisting

O slackpage levará em consideração os padrões informados no arquivo /etc/slackpkg/blacklist. Por exemplo, os seguintes padrões farão o slackpkg desconsiderar qualquer pacote que foi instalado de SBo e do repositório alienBob:

[0-9]+_SBo
[0-9]+alien

Utilização

Leia esta página inteira antes de usar o slackpkg, especialmente a parte sobre atualizações de sistema completo, se você for ou planeja executar o Slackware -current.

O slackpkg usa padrões para pesquisar, instalar e remover pacotes. O padrão será pesquisado na lista de pacotes e qualquer pacote que corresponda ao padrão será mostrado.

Pesquisar um pacote mostrará informações sobre o nome completo do pacote, versão e status de instalação.

darkstar~# slackpkg search mc

Looking for mc in package list. Please wait... DONE

The list below shows all packages with name matching "mc".

[ installed ] - mcelog-1.0pre3-i486-1
[uninstalled] - pcmciautils-017-i486-1
[ installed ] - mc-4.8.1.3-i486-1
[ installed ] - libmcrypt-2.5.8-i486-1

Para pesquisar um arquivo específico e posteriormente instalar ou remover o pacote que contém este arquivo:

darkstar~# slackpkg file-search sshd

Looking for sshd in package list. Please wait... DONE

The list below shows the packages that contains "sshd" file.

[ installed ] - openssh-6.0p1-i486-2

info

Para obter informações sobre um pacote, slackpkg info packagename exibirá as informações do pacote na tela.

install

Para instalar um pacote, use slackpkg install padrão. Se um pacote for encontrado, uma janela de diálogo apresentará todos os pacotes que correspondem ao padrão e o usuário pode desmarcar/verificar quais pacotes instalar.
Para instalar tudo em um branch você pode digitar: slackpkg install branch por exemplo slackpkg install kde irá instalar tudo no kde (mas nada do kdei).

remove

Para remover um pacote, use slackpkg remove padrão. Se um pacote for encontrado, uma janela de diálogo apresentará todos os pacotes que correspondem ao padrão e o usuário pode desmarcar/verificar quais pacotes remover.

upgrade

Se uma atualização estiver disponível para um determinado pacote, ela pode ser atualizada com slackpkg upgrade nome_do_pacote.

reinstall

Este comando pode ser usado se um pacote quebrar e precisar ser reinstalado.

blacklist

Este argumento pode ser usado para adicionar um determinado pacote à blacklist. Pacotes na blacklist serão desconsiderados pelo slackpkg.

generate-template

Se você precisar reinstalar todo o sistema ou instalar um novo PC que terá pacotes semelhantes instalados, um usuário pode gerar um modelo (template) para ser instalado posteriormente.

install-template

Este comando é usado para que todos os pacotes em um template sejam instalados neste PC.

install-new

Executar slackpkg com este argumento gera uma lista de pacotes que foram introduzidos no Slackware recentemente, por exemplo, novas dependências para um pacote. É aconselhável executar este comando antes de atualizar o sistema se você está sincronizando com o Slackware-current.

upgrade-all

Executar slackpkg com este argumento irá gerar uma lista de todos os pacotes que podem ser atualizados com uma nova versão. O usuário pode desmarcar/verificar quais pacotes atualizar de uma lista de diálogo.

clean-system

Executar slackpkg com este argumento irá gerar uma lista de todos os pacotes que são obsoletos e podem ser removidos com segurança do sistema. Observe que os pacotes não oficiais serão listados aqui, a menos que sejam incluídos na blacklist.

new-config

Durante a instalação, um novo arquivo de configuração pode ser instalado e sobrescrever suas configurações. Para evitar que o arquivo receba o prefixo “.new” e após a instalação, o slackpkg irá informar ao usuário sobre a existência desses arquivos. Executar o slackpkg com este argumento pesquisará a existência desses arquivos e pedirá instruções ao usuário.

check-updates

Executar slackpkg com este argumento produzirá uma impressão de atualizações disponíveis.

Atualização completa do sistema

Para realizar uma atualização completa do sistema, siga estas etapas (como usuário root):

slackpkg update
slackpkg install-new
slackpkg upgrade-all
slackpkg clean-system

É sempre recomendado ler os últimos ChangeLogs e UPGRADING.TXT (encontrados nos mirrors HTTP/FTP para cada versão) antes de fazer qualquer atualização importante do sistema.
um artigo separado dedicado a fazer uma atualização completa do sistema que você definitivamente precisa ler antes de fazê-la.

Preste atenção aos arquivos de configuração alterados. Atualize-os mesclando suas personalizações dos arquivos de configuração antigos (o Slackpkg pode opcionalmente percorrer cada arquivo de configuração alterado e permitir que você resolva as alterações) ou editando manualmente os novos arquivos após permitir que o Slackpkg sobrescreva os arquivos de configuração antigos. Você decide qual forma funciona melhor para você

Em outras línguas
Traduções desta página?:
QR Code
QR Code pt-br:slackware:slackpkg (generated for current page)