Welcome to the Slackware Documentation Project

O Que é o Slackware Linux?

A distribuição oficial do Slackware Linux, criada por Patrick Volkerding, é um sistema operacional Linux avançado projetado com base em duas prioridades máximas: ser estável e ser fácil de usar. Embarcado com as últimas novidades em software populares, mas sempre mantendo um sentido de tradição, o Slackware Linux oferece simplicidade e facilidade de uso junto com muita flexibilidade e poder, trazendo o melhor dos dois mundos em uma única distribuição Linux.

Originalmente desenvolvido por Linus Torvalds em 1991, o sistema operacional Linux (como uma variante UNIX®-like) dos dias de hoje já se beneficia da contribuição de milhões de usuários e desenvolvedores ao redor do mundo. O Slackware Linux oferece tanto aos novatos quanto aos usuários mais experientes, um sistema completamente funcional e cheio de recursos, projetado para servir em qualquer capacidade, desde estações desktop até servidores profissionais. Servidores Web, E-Mail e FTP são apenas alguns dos diversos usos que você pode dar para o Slackware Linux, assim como configurar essa distribuiçlão Linux para servir perfeitamente como seu sistema operacional para desktops. Uma gama completa de ferramentas de desenvolvimento, e bibliotecas correntes, estão incluídas para usuários que desejem participar do desenvolvimento desta distribuição, ou apenas compilar algum software adicional para seu próprio sistema.

A Filosofia Slackware

Desde o lançamento de sua primeira versão beta, em Abril de 1993, o Slackware Linux Project tem o objetivo de produzir a distribuição Linux mais “UNIX-like” possível. O Slackware está em conformidade com os padrõs Linux publicados, como o padrão para o sistema de arquivos do Linux (Linux File System Standard, ou simplesmente o acrônimo FSSTND). Nós sempre consideramos em primeiro lugar a simplicidade e a estabilidade como bases imutáveis para essa distribuição Linux, e como resultado o Slackware se tornou uma das mais populares, estáveis e amigáveis distrib uições Linux da atualidade.

Visão Geral do Slackware

O Slackware Linux é um sistema “UNIX-like” multi-tarefa completo para as arquiteturas 32-bit e 64-bit. Atualmente o mesmo está baseado na série 2.6 do kernel Linux, e na versão 2.7 da biblioteca C GNU (libc6 da GNU C Library). Essa distribuição contém um porgrama de instalação fácil de utilizar, uma documentação online bastante extensiva, um sistema de pacotes baseado em menus. Uma instalação completa fornece ao usuário o X Window System, ambinetes de desenvolvimento C/C++, a linguagem de programação (e de scripts) Perl, utilitários de rede, um servidor de E-Mail, um servidor de News, um servidor Web, um servidor FTP, o popular software de manipulação de imagens de código aberto GIMP (GNU Image Manipulation Program), o navegador Web Mozilla Firefox, além de muitos outros programas. O Slackware Linux pode ser executado em sistemas desde os processadores 486 até os sistemas mais modernos baseados em x86 (porém utiliza a otimização -mcpu=i686 para melhor performance em máquinas i686 como a P3, P4, Duron/Athlon, e as últimas CPUs x86 com múltiplos núcleos de processamento).

Fontes


Em outras línguas
Traduções desta página?:
QR Code
QR Code pt-br:slackware (generated for current page)