[2024-feb-29] Sad news: Eric Layton aka Nocturnal Slacker aka vtel57 passed away on Feb 26th, shortly after hospitalization. He was one of our Wiki's most prominent admins. He will be missed.

Welcome to the Slackware Documentation Project

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
pt-br:slackware:install [2012/10/13 22:18 (UTC)] – [Download Gratuito] rodrigopt-br:slackware:install [2018/09/22 17:03 (UTC)] (atual) – [Guia de Instalação do Slackware] revisão para a nova versão mchagas
Linha 1: Linha 1:
-====== Guia de Instalação do Slackware ======+====== Instalação do Slackware ======
  
-A instalação do Slackware é um pouco mais simples que a da maioria das outras distribuições Linux da atualidade, e lembra muito a instalação de uma das variantes dos sistemas operacionais BSD. Se você já é familiar com essas instalações, se sentirá verdadeiramente em casa. Porém, caso você nunca tenha instalado o Slackware, ou mesmo tenha feito uso de alguma instalação não-gráfica em sua vida, talvez se sinta um pouco sobrecarregado, inseguro e desconfortável no início. Mas não entre em pânico! A instalação é bastante simples, uma vez que você entenda o processo de seu funcionamento (e a lógica por trás disso tudo), além da mesma funcionar em praticamente qualquer plataforma x86.+A instalação do Slackware é um pouco mais simples que a da maioria das outras distribuições Linux, e lembra muito a instalação de uma das variantes dos sistemas operacionais BSD. Se você já está familiarizado com essas instalações, se sentirá em casa. Porém, caso você nunca tenha instalado o Slackware, ou mesmo tenha feito uso de alguma instalação não-gráfica em sua vida, talvez se sinta um pouco inseguro e desconfortável no início. Mas não entre em pânico! A instalação é bastante simples, uma vez que você entenda o processo de seu funcionamento (e a lógica por trás disso tudo), além da mesma funcionar em praticamente qualquer plataforma x86.
  
-As últimas versões do Slackware Linux são distribuídas via mídia de DVD ou CD, porém o Slackware pode ser instalado de muitas outras formas. Neste livro nós vamos nos focar apenas no método de instalação mais comum - o boot através do DVD. Se você não tiver um drive de CD ou DVD, talvez precise ler os vários arquivos README dentro do diretório ''usb-and-pxe-installers'', localizado no seu mirror favorito do Slackware. Esse diretório inclui os arquivos e instruções necessárias para efetuar o boot da instalação do Slackware via USB (com um pen drive), ou através da uma interface de rede que suporte PXE. Os arquivos encontrados nesse diretório são a melhor fonte de informação disponível para esses métodos alternativos de boot.+As últimas versões do Slackware Linux são distribuídas em mídia de DVD ou CD, porém o Slackware pode ser instalado de muitas outras formas. Neste guia nós vamos nos focar apenas no método de instalação mais comum - o boot através do DVD. Se você não tiver um drive de CD ou DVD, talvez precise ler os vários arquivos README dentro do diretório ''usb-and-pxe-installers'', localizado no seu mirror favorito do Slackware (recomendamos o (http://www.slackware-brasil.com.br/slackware64-14.2/)[Slackware-Brasil]). Esse diretório inclui os arquivos e instruções necessárias para efetuar o boot da instalação do Slackware via USB (com um pen drive), ou através da uma interface de rede que suporte PXE. Os arquivos encontrados nesse diretório são a melhor fonte de informação disponível para esses métodos alternativos de boot.
  
 ===== Mídias de Instalação ===== ===== Mídias de Instalação =====
Linha 57: Linha 57:
 === DOWNLOAD: via wget === === DOWNLOAD: via wget ===
  
-Se você já utiliza uma distribuição Linux e deseja efetuar o //download// das imagens ISO do Slackware Linux através da linha de comando, utilize a ferramenta **wget**. Para isso, escolha (ou crie) o diretório para onde todas as imagens que você deseja efetuar o //download// serão armazenadas, e dentro desse mesmo diretótio utilize o comando ''wget'' da seguinte forma:+Se você já utiliza uma distribuição Linux e deseja efetuar o //download// das imagens ISO do Slackware Linux através da linha de comando, utilize a ferramenta **wget**. Para isso, escolha (ou crie) o diretório para onde todas as imagens que você deseja efetuar o //download// serão armazenadas, e dentro desse mesmo diretório utilize o comando ''wget'' da seguinte forma:
  
   $ wget -c <caminho-do-arquivo>   $ wget -c <caminho-do-arquivo>
  
-onde o //<caminho-do-arquivo>// é a **URI** (//Universal Resource Locator//) do arquivo que você deseja efetuar o //download// das imagens ISO (seja ele via endereço HTTP ou FTP). A opção ''-c'' do comando ''wget'' apenas assegura que, caso o //download// seja interrompido em algum momento durante o processo, o mesmo pode ser recomeçado do exato ponto onde foi interrompido, sem prejudicar a integridade do arquivo. Para isso, basta utilizar o mesmo comando anteriormente aplicado. Só tenha cuidado de re-aplicar o mesmo comendo no terminal no mesmo diretório onde se encontra o arquivo incompleto.+onde o //<caminho-do-arquivo>// é a **URI** (//Universal Resource Locator//) do arquivo que você deseja efetuar o //download// das imagens ISO (seja ele via endereço HTTP ou FTP). A opção ''-c'' do comando ''wget'' apenas assegura que, caso o //download// seja interrompido em algum momento durante o processo, o mesmo pode ser recomeçado do exato ponto onde foi interrompido, sem prejudicar a integridade do arquivo. Para isso, basta utilizar o mesmo comando anteriormente aplicado. Só tenha cuidado de re-aplicar o mesmo comando no terminalno mesmo diretório onde se encontra o arquivo incompleto.
  
 Vamos a um exemplo concreto? Vamos baixar as imagens ISO do Slackware Linux 14.0 utilizando o comando ''wget''. Primeiro escolha um dos mirrors mais próximos de você e insira o caminho de cada arquivo no comando wget, como mostram os exemplos abaixo. Vamos a um exemplo concreto? Vamos baixar as imagens ISO do Slackware Linux 14.0 utilizando o comando ''wget''. Primeiro escolha um dos mirrors mais próximos de você e insira o caminho de cada arquivo no comando wget, como mostram os exemplos abaixo.
Linha 140: Linha 140:
  
 <note> <note>
-Você também poderá efetuar a verificação de todas as imagens ISO, ao mesmo tempo, usando o comando md5sum, caso todas as imagens esterjam no mesmo diretório, dessa maneira:+Você também poderá efetuar a verificação de todas as imagens ISO, ao mesmo tempo, usando o comando md5sum, caso todas as imagens estejam no mesmo diretório, dessa maneira:
  
   $ md5sum *.iso   $ md5sum *.iso
 pt-br:slackware:install ()