20211128 - Server went through an OS upgrade, sorry for the downtime.

Welcome to the Slackware Documentation Project

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Próxima revisão
Revisão anterior
pt-br:slackware:desktop_environment [2021/06/12 22:42 (UTC)]
carriunix criada
pt-br:slackware:desktop_environment [2021/07/26 12:17 (UTC)] (atual)
carriunix
Linha 1: Linha 1:
-Work in progress +====== Ambiente de área de trabalho ====== 
--- carriunix+ 
 +Um ambiente de área de trabalho ou ambiente de desktop é uma camada gráfica entre o usuário e o computador. No contexto UNIX, um gerenciador de desktop é um ambiente gráfico executado dentro de uma sessão X. Ele permite que o usuário, por meio da interação do mouse e do teclado, acesse os recursos básicos dos sistemas operacionais. Um ambiente de área de trabalho completo (ao contrário de um [[pt-br:slackware:window_manager | gerenciador de janelas]]) geralmente fornece um conjunto de software para as necessidades mais comuns (acesso a arquivos, navegação na web, impressão ...). 
 + 
 +Um ambiente de área de trabalho geralmente consiste em muitos dos seguintes componentes: 
 +  * Um gerenciador de janelas nativo para gerenciar o posicionamento e a organização das janelas (alguns ambientes de desktop podem, adicionalmente, usar gerenciadores de janelas de terceiros). 
 +  * Um gerenciador de sessão (para salvar e restaurar as sessões do usuário). 
 +  * Um gerenciador de área de trabalho (para gerenciar a área de trabalho do usuário, ou seja, plano de fundo, ícones, vários espaços de trabalho, etc.) 
 +  * Um painel com menus para iniciar aplicativos e widgets adicionais, incluindo notificações e mensagens. 
 +  * Um navegador de arquivos. 
 +  * Um gerenciador de tarefas para gerenciar aplicativos em execução e tarefas em segundo plano. 
 +  * Pelo menos um editor de texto gráfico básico (se não mais). 
 +  * GUIs de configuração da área de trabalho, incluindo cores, temas, fontes etc. 
 +  * Utilitários comuns, como emulador de terminal, navegador de internet, gerenciador de energia, gerenciador de bluetooth, gerenciador de rede, gerenciador de área de transferência e assim por diante. 
 +  * GUIs de administração do sistema para tarefas administrativas comuns, como configuração de impressora, configuração de montagem automática de dispositivo removível, associações de arquivos, etc. 
 +  * Vários aplicativos de desktop comuns, incluindo reprodutor de mídia, reprodutor de filmes, visualizador de documentos, visualizador de gráficos, etc. 
 + 
 +Além disso, os ambientes de desktop geralmente fornecem integração com recursos como tela e gerenciamento de energia ACPI, úteis para notebooks / laptops. Ambientes de área de trabalho modernos também fornecem ou se integram a um mecanismo de composição de área de trabalho que permite efeitos gráficos especiais, como inversão em 3D de áreas de trabalho, translucidez de janela, animações simples e sombras, mas isso requer aceleração de hardware 3D habilitada e pode consumir recursos adicionais do sistema. 
 + 
 +===== Ambientes disponíveis ===== 
 + 
 +Os ambientes de desktop disponíveis no Slackware podem ser classificados como ambientes completos ou leves, dependendo do número de recursos que incluem. Quanto mais recursos um ambiente tiver, mais completo ele será, mas também mais recursos computacionais usará. Ambientes leves vêm com um conjunto menor de recursos, geralmente apenas uma aparência unificada, portanto, você precisará de aplicativos independentes. Por exemplo, um reprodutor de vídeo não está incluído como no [[slackware:kde|KDE]], mas você pode usar o xmms que é instalado por padrão com o Slackware. 
 + 
 +A alternância entre os ambientes disponíveis é feita executando ''xwmconfig'' em um terminal antes de iniciar o X. 
 + 
 +==== Ambientes completos ==== 
 + 
 +   * [[pt-br:slackware:kde|KDE]]: o K Desktop Environment. 
 +   * [[pt-br:slackware:xfce|XFCE]]: um ambiente completo que é muito mais leve nos recursos do computador, baseado no kit de ferramentas GTK. 
 + 
 +==== Ambientes leves ==== 
 + 
 +  * [[pt-br:howtos:window_managers:fluxbox|FluxBox]] 
 +  * BlackBox 
 +  * [[https://www.windowmaker.org|WindowMaker]] 
 +  * [[https://www.fvwm.org|fvwm2]] 
 +  * twm 
 + 
 +===== Outros ambientes ===== 
 +  * [[http://gnome.org/|GNOME]]: desde a versão [[ftp://ftp.slackware.com/pub/slackware/slackware-10.2/ChangeLog.txt|10.2]], o Gnome não é mais parte do Slackware. Vários projetos voltados para a comunidade fornecem pacotes para aqueles que desejam usar o Gnome no Slackware: 
 +    * [[http://gnomeslackbuild.org/|GSB: GNOME SlackBuild]] 
 +    * [[http://www.droplinegnome.net/|dropline desktop GNOME]] 
 +  * [[http://mate-desktop.org/|MATE]]: um ambiente totalmente leve, baseado nas bibliotecas GNOME 2. O projeto [[http: //mateslackbuilds.github.com | MATE SlackBuilds]] tem pacotes disponíveis em [[http://www.slackware.org.uk/msb/|http://www.slackware.org.uk /msb/]]. 
 +  * [[http://lxde.org/|LXDE]]. O [[http://lxde.org/|Lightweight X11 Desktop Environment]] é uma boa alternativa para hardware de baixo custo onde o KDE é muito lento. Veja este [[http://slackware.ponce.cc/blog/2010/08/23/easily-build-yourself-lxde-with-sbopkg/|blog post por ponce]] para instruções sobre como compilar e instalar o LXDE no Slackware . 
 + 
 +=====Fontes===== 
 + 
 +  * Originalmente escrito por [[wiki:user:kookiemonster|kookiemonster]] para o SlackDocs Wiki Project 
 +  * Informações adicionais por [[wiki:user:harishankar|harishankar]] e [[wiki:user:cmyster|cmyster]] 
 + 
 +{{tag> translator_carriunix}}

Em outras línguas
QR Code
QR Code pt-br:slackware:desktop_environment (generated for current page)