Table of Contents

Xfce

Xfce é um ambiente de desktop GTK+2 leve. Citando o site oficial, o Xfce “visa ser rápido e com poucos recursos do sistema, ao mesmo tempo que é visualmente atraente e amigável”. Embora venha com um pouco menos de recursos que o KDE ou o Gnome, ele contém uma gama completa de aplicativos leves para a maioria das suas necessidades. Ter menores usos de memória e de cpu o torna um bom candidato para estações de trabalho de baixo custo ou para laptops, aumentando a vida útil da bateria.

Instalação

O Xfce faz parte da mídia de instalação do Slackware. A última versão estável, Slackware 14.2, vem com a última versão do Xfce, 4.12. Durante o processo de instalação, certifique-se de selecionar o grupo de pacotes Xfce . Ele obtém uma nova pasta de pacote em “/slackware/xfce”.

Adicionar o Xfce a uma instalação existente é simples:

darkstar~# slackpkg install xfce
Para usar todos os recursos (gerenciamento de energia, gerenciamento de dispositivos externos, como pendrives, …) você deve estar nos grupos plugdev e power . Veja a página sobre gerenciamento de usuários.

Configuração

Inicialização

Se você deseja torná-lo seu ambiente inicial padrão, você pode especificar isso no momento da instalação. A escolha pode ser feita na etapa “SELECT DEFAULT WINDOW MANAGER FOR X”.
Depois que o sistema já estiver instalado, você pode alternar entre os gerenciadores de janela executando o script xwmconfig como root e selecionando Xfce:

darkstar~# xwmconfig

Aparência (look)

O Xfce vem com um pacote de temas que mudam a aparência e o comportamento do Xfce.
Alterar o tema atual é tão fácil quanto ir para Configurações → Aparência e selecionar um dos temas pré-instalados.
Mais temas, planos de fundo, cursores do mouse e outros recursos estão disponíveis em http://xfce-look.org/

Configuração do teclado

Se você deseja configurar seu teclado no Xfce, visite a página layout do teclado Xfce.

Plugins Adicionais

SlackBuilds.org contém uma ampla variedade de plug-ins do Xfce que visam estender a funcionalidade do Xfce.

Fontes