Table of Contents

The Slackware Way

O Projeto Slackware mantêm a filosofia KISS (Keep It Simple Stupid), que em tradução livre para o Português do Brasil seria “Mantenha Isso Simples, Estúpido” Ele utiliza arquivos texto para as configurações do sistema, ao invés do uso de programas de configuração GUI (Graphical User Interface) que muitas outras distribuições Linux utilizam.

Os prinicpais destaques e funcionalidades do Slackware e da filosofia por trás desta distribuição podem ser resumidas as descritas abaixo:

Filosofia da Distribuição

O Slackware é,

Comunidade

Alguns destaques da comunidade do Slackware Linux pode ser mencionada. Mesmo que (tecnicamente falando) uma distribuição comercial (o mantenedor-chefe do Slackware, Patrick Volkerding, vende o produto no formato CD/DVD para dar suporte financeiro a si mesmo e ao projeto, mesmo que as ISOs continuem disponíveis de froma gratuita para download), o Slakware possui uma comunidade de usuários altamente devota, bastante conectada e entusiástica que se mostra muito amigável e de grande ajuda para com os usuários mais novos. A comunidade Slackware geralmente enfatiza a capacitação do usuário através do aprendizado e entendimento do sistema, ao invés de copiar cegamente as instruções, um comportamento bastante comum em sistemas operacionais proprietários. Como resultado, uma proporção significantemente considerável de usuários Slackware também são desenvolvedores em menor ou maior grau, e são qualificados o suficiente para criar e efetuar debugs em simples programas feitos em shellscript.

A disponibilidade de um grande número de SlackBuilds, ou scripts de construção, para tornar a instalação de software de terceiros no Slackeware, é ponto pacífico. Uma reclamação bastante comum no Slackware está relacionada ao tédio envolvido na instalação de software de terceiros, pela necessidade de (literalmente) caçar dependências em diferentes fontes online, e efetuar download e a compilação do software de forma manual. A questão foi amplamente abordada pela comunidade de desenvolvedores que criaram os scripts SlackBuild para os programas mais comumente utilizados, e que não são parte da distribuição oficial. Um repositório popular e de alta qualidade para os SlackBuilds pode ser encontrado no link http://www.slackbuilds.org.

Fontes