Table of Contents

SLiM (Gerenciador de login simples)

SLiM é um acrônimo para Simple Login Manager. Se você usa um dos ambientes de área de trabalho leves como Xfce, Fluxbox, Blackbox ou WindowMaker, você pode querer usar SLiM. O Slackware vem com dois gerenciadores de login que teoricamente poderiam fazer o trabalho, mas cada um tem suas deficiências:

Instalação

SLiM não vem com uma instalação padrão do Slackware, mas você pode instalá-lo facilmente a partir de SBo.

Configuração básica (nível do sistema)

Todos os gerenciadores de login (SLiM, GDM, KDM, XDM) devem iniciar no nível de execução 4, portanto, certifique-se de que este seja realmente o seu nível de execução padrão. Dê uma olhada em /etc/inittab e veja se você tem o seguinte:

# Default runlevel. (Não defina como 0 ou 6)
id:4:initdefault:

Você também pode verificar o nível de execução atual de sua máquina digitando o seguinte comando:

# who -r
         run-level 4  2012-07-04 21:44                   last=S

No exemplo mostrado acima, o nível de execução atual da sua máquina também é “4”.

Agora edite /etc/rc.d/rc.4 e adicione algumas linhas para iniciar o SLiM automaticamente na inicialização. A ordem é importante aqui. Insira a estrofe imediatamente antes da que gerencia o GDM, assim:

# Diga ao usuário o que vai acontecer ...
echo "Starting up X11 session manager..."

# Start SLiM...
if [ -x /usr/bin/slim ]; then
  exec /usr/bin/slim
fi

# Tente usar o gerenciador de sessão gdm do GNOME. Isso vem primeiro porque se
# O gdm está na máquina, então o usuário provavelmente o instalou e deseja
# para usá-lo por padrão:
if [ -x /usr/bin/gdm ]; then
  exec /usr/bin/gdm -nodaemon
fi

Configuração básica (nível de usuário)

Resta uma última coisa a fazer antes que seu novíssimo gerenciador de login possa ser colocado em uso. Execute o seguinte comando como um usuário normal:

$ xwmconfig

Isso abrirá uma caixa de seleção com o dialog com do gerenciador de janelas do Slackware. Escolha o seu gerenciador de janelas (Xfce, Fluxbox, Blackbox, qualquer que seja) e clique em OK. Isso lança um novo arquivo ~/.xinitrc em seu diretório inicial. Não entraremos em detalhes sobre esse arquivo, pois o que é interessante nele é que ele permite que você faça login usando SLiM.

Ajustando

O arquivo de configuração principal do SLiM é /etc/slim.conf. É muito claro e bem comentado e bastante autoexplicativo. Por exemplo, você pode decidir que prefere ativar numlock na inicialização. Nesse caso, apenas descomente a linha relevante em slim.conf assim:

# Ative o numlock quando o Slim for iniciado. Os valores válidos são: on|off
numlock             on

Obra de arte

O tema padrão do SLiM pode ou não ser atraente para você. Se for o último caso, você pode instalar outro tema ou criar seu próprio tema do zero.

A construção slim do SBo vem com um tema alternativo chamado slackware-black, criado por Frank Caraballo. Você pode ativar este tema editando a linha de acordo em /etc/slim.conf e substituindo default por slackware-black, assim:

# tema atual, use uma lista separada por vírgulas para especificar um conjunto para 
# escolha aleatoriamente
current_theme       slackware-black

O tema alternativo do Slackware esta disponivel em ngc891's blog.

O site SLiM tem um página com uma coleção de temas. Instalar um ou mais desses temas é bastante simples. Dê uma olhada em /us/share/slim/themes. Você verá dois diretórios: default e slackware-black. Para instalar um tema, basta baixar o tarball do tema e descompactá-lo no diretório /usr/share/slim/themes (como root, é claro). Para ativar o tema, edite a linha current_theme em /etc/slim.conf de acordo.

O site também exibe um bom tutorial sobre a sua própria criação de tema.

Instale uma coleção de temas prontos e, em seguida, dê uma olhada nos respectivos diretórios de temas para ver como isso realmente é feito.

Fontes